Viagem Espanha e Portugal

14 noites – 15 dias

1º Dia – Barcelona

Estamos em Barcelona, ​​Espanha, capital da província da Catalunha. Após o desembarque, faremos um roteiro por uma das cidades mais bonitas da Europa. Veremos a Sagrada Família, uma das famosas obras do arquiteto Antonio Gaudi, e também um dos símbolos da cidade. Gaudi nunca viveu para vê-lo terminado. Durante o passeio, ficaremos impressionados com os outros edifícios do arquiteto, espalhados por toda a cidade. Veremos a Plaza Cataluña, a famosa praça principal da cidade, bem como a coluna Columbus, um monumento próximo ao porto construído para homenagear o famoso explorador Christopher Columbus. Caminharemos pela famosa e vibrante Avenida Ramblas, bem como pelo mercado Boqueria. Finalmente, visitaremos a antiga sinagoga do Rashba – Rabino Shimon Ben Adret.

2º Dia – Barcelona / Basalo / Gerona / Barcelona

 

Após o pequeno almoço, viajaremos para a província da Catalunha até Basalo, uma cidade medieval lindamente preservada. Vamos percorrer a cidade e visitar o que costumava ser o bairro judeu. Aqui permanece o mikveh, construído em 1264, próximo aos restos da antiga sinagoga. Vamos continuar em Gerona, a cidade de Ramban, em Nachmanides. Gerona é um dos centros da criatividade judaica na Idade Média e um dos mananciais da Cabala. Caminharemos pelos becos da cidade antiga até o bairro judeu, onde restam apenas os nomes das ruas para contar o seu passado glorioso. Visitaremos o museu que exibe lápides judaicas antigas. No final do dia, voltaremos para Barcelona.

 

3º Dia

Barcelona / Granada / Palácio de Alhambra / Bairro Albaisin /Bairro Judeu

De manhã, voaremos para Granada, uma cidade que foi apelidada de “Grant el Yahud” – “Grande dos Judeus”. Após o desembarque, faremos um passeio pela cidade. Visitaremos um dos locais mais famosos de Espanha, o Palácio de Alhambra (a entrada está sujeita à aprovação do local). Veremos o Salão dos Embaixadores, onde a ordem de expulsão dos judeus espanhóis foi assinada pelos reis católicos Ferdinand e rainha Isabella. Foi daqui que Colombo foi enviado para descobrir o “Novo Mundo”. Admiraremos o pátio dos Leões e o pátio de Hadasim, e os mencionaremos no incrível contexto do rabino Shlomo Ibn Gabirol e Shmuel Hanagid, que era ministro do Exército e ministro principal da corte do governante. A nossa visita ao palácio terminará com uma agradável caminhada pelo Generalife, uma área de jardim anexada à Alhambra, que se tornou um local de recreação e descanso para os reis muçulmanos granadenses quando quiseram fugir da monotonia da vida oficial no palácio. No final da visita, visitaremos as Grutas de Albaysin, onde os ciganos viviam em Granada no passado (e alguns até no presente).

Viagem Espanha e Portugal

4º Dia – Granada / Córdoba

 

De manhã, viajaremos para Córdoba, a cidade de Maimonedes, Yehudah HaLevi e outros grandes sábios judeus espanhóis, e o símbolo central da Era de Ouro do Judaísmo em Espanha. Atravessaremos o Guadalquivir (o Rio Grande), caminhando na antiga ponte romana, e visitaremos a Cidade Velha, que é um testemunho da gloriosa comunidade judaica que existia aqui durante o período do governo mourisco. Visitaremos as praças e ruas que ainda têm nomes que lembram a Terra de Israel, como a Praça Tiberíades e a Praça Yehuda Halevy. Veremos a estátua do Rambam, erguida pelos líderes da cidade em memória da “Grande Águia”. Entraremos na sinagoga com o nome de Rambam, passearemos pelos pitorescos becos e visitaremos a Mesquita, outrora a grande mesquita de Córdoba que agora serve como a catedral local.

5º Dia – Córdoba / Gibraltar

 

Após o pequeno almoço, viajaremos para Gibraltar, o enclave britânico conhecido como “The Rock”. No caminho, visitaremos a cidade resort de Málaga e o porto de iates, Fuerte Banoche, na praia da Costa del Sol. Gibraltar é a abreviação de Jabel al-Tariq – depois do conquistador berbere do norte de África que invadiu a Espanha e provocou o início do domínio muçulmano por 800 anos. Vamos ver Monkey Colony, passear pelas ruas da cidade e mergulhar na atmosfera britânica que domina a colónia. Durante o passeio, vamos conhecer o aspecto judeu único do lugar e discutiremos a harmonia entre as diferentes religiões. Continuaremos no hotel para nos prepararmos para o Shabat.

6º Dia – Shabat / Gibraltar

A presença judaica em Gibraltar é forte; possui cinco sinagogas, três escolas, um cemitério, lojas e restaurantes kosher, vários minyanim, um kollel e um rabino. Passaremos o Shabat com a comunidade e depois do almoço, sairemos para um passeio a pé pela região.

7º Dia – Gibraltar / Ronda / Sevilha

Vamos-nos despedir de Gibraltar e viajar para Sevilha, a capital da Andaluzia. No caminho, paramos em Ronda, o assentamento mais famoso das aldeias brancas, que se tornou uma das mais antigas cidades brancas de Espanha. A tradição das touradas nasceu e cresceu aqui. Gerações de toureiros da família Romero, criaram um legado de arte e estilos marciais, que até hoje são aceites em toda a Espanha. Mas Ronda não é famosa apenas pelas touradas. Nesta cidade deslumbrante, sentado nos seus penhascos íngremes, Ernest Hemingway foi inspirado a escrever o seu livro “Por quem os sinos tocam” sobre a terrível guerra civil na Espanha. Após a visita, continuaremos para Sevilha. Após a chegada, visitaremos o forte de Alcazar e veremos a magnífica Catedral de Sevilha, uma das maiores do mundo, onde está enterrado Cristóvão Colombo. Continuaremos na magnífica Praça de Espanha e veremos os Pavilhões espanhóis da América do Sul construídos para a exposição prevista para o final da década de 1920. Continuamos com um passeio a pé pela Jewish Quarte, a “Juderia”, agora chamada Distrito de Santa Cruz, e discutiremos as raízes e a história judaica da cidade.

Viagem Espanha e Portugal

8º Dia – Sevilha / Évora

 

Após o pequeno almoço, seguiremos para Portugal. No caminho, pararemos no centro de visitantes da encantadora cidade de Arsana para aprender sobre a geografia e geologia deste lugar incrível. Atravessaremos a fronteira para Portugal e viajaremos para Évora, a antiga capital de Portugal. Na cidade murada, declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, encontraremos ruínas, incluindo o mais antigo templo romano de Portugal. Uma comunidade judaica já foi concentrada no distrito de Juderia e até hoje existem restos que datam dos séculos XV e XVI, além de símbolos do período da Inquisição, quando muitos “Marranos” foram queimados na fogueira. Esta cidade foi a sede da Inquisição de Portugal. Caminharemos por becos e visitaremos o templo romano de Diana.

9º Dia – Évora / Castelo de Vide / Belmonte

 

Após o pequeno almoço, visitaremos a pequena cidade de Castelo de Vide. Visitaremos os restos romanos dentro e ao redor dele. A maior parte da fama da cidade vem da Juderia (bairro judeu) mais impressionante de Portugal. Tem a sinagoga mais antiga de Portugal, agora restaurada recentemente. Na sinagoga, há uma exibição que mostra a integração dos judeus na famosa indústria têxtil da cidade e em várias outras indústrias. Aqui, o Presidente de Portugal, Mario Soares, pediu desculpas ao povo judeu pela terrível injustiça e assassinato que o seu povo cometeu. Caminharemos por becos pavimentados e ouviremos sobre a comunidade que vivia aqui no passado e como eles aceitaram o cristianismo por decreto real. Também iremos visitar a fortaleza que deu nome à cidade. No final do passeio, iremos em dreção a Marvão, a cidade da cidadela no topo da colina, e dali continuaremos para Belmonte, construída em torno de uma fortaleza do século XIII. A cidade preserva bem a história dos judeus, a tal ponto que também é o lar de uma comunidade ex-Marranos que, depois de 500 anos sem tradição judaica, decidiu retornar ao judaísmo na década de 1980.

10º Dia – Belmonte / Guarda / Trancoso

 

Hoje visitaremos a cidade e o Museu Judaico, que apresenta uma fascinante exibição da vida judaica durante o período da Inquisição. Depois de visitar o museu, paramos na sinagoga local, Beit Eliahu, e iremos nos familializar com a população local e com a organização Shavei Israel, que trabalha para ajudar a trazer os Marranos de volta ao judaísmo. Seguimos para Guarda, para visitar o Bairro Judeu, ver as gravuras de várias formas nas molduras das portas dos Marranos. Depois disso, viajaremos para Trancoso, que era um importante centro judeu na Idade Média, e iremos visitar a sinagoga e o recém-inaugurado museu judaico, e se tivermos sorte, poderemos conhecer alguns dos residentes judeus / marranos locais.

11º Dia – Trancoso / Coimbra / Tomar / Lisboa

 

Depois do pequeno almoço, viajamos para Coimbra, uma bela cidade no topo de uma falésia, cercada por um rio. Visitaremos a universidade local, a mais antiga de Portugal e a biblioteca de rei João, construída em estilo barroco, com cerca de 300.000 livros antigos. Veremos as “Fontes de amor e lágrimas”. No final do passeio, continuamos para a cidade velha de Tomar. Visitaremos a antiga sinagoga que foi construída em 1430 e batizada com o nome de Abraão, um astrónomo judeu e matemático, após o qual uma cratera na lua é batizada. Caminharemos pelas ruas tranquilas da cidade, entre prédios antigos e locais de conservação até a impressionante fortaleza do século XII, um mosteiro templário que domina a cidade. No final da visita, seguimos para Lisboa, capital de Portugal.

Viagem Espanha e Portugal

12º Dia – Óbidos / Lisboa

 

Visita a Óbidos, uma pequena cidade museu murada. A cidade parece um brinquedo. Tudo aqui, exceto o castelo na colina, é de dimensões especialmente pequenas, incluindo as casas brancas e as praças. Para os corajosos entre nós, há um verdadeiro desafio, andar na muralha da cidade. Mas a recompensa por aceitar o desafio é a incrível vista das paisagens circundantes que são reveladas. Continuamos para a Nazaré, uma bonita vila de pescadores que fica no topo de um afloramento rochoso com vista para o mar. Após o passeio, partiremos para Lisboa, capital de Portugal, situada no estuário do rio Tejo, na costa atlântica. Lisboa, como Roma, é construída sobre sete colinas. A colina mais famosa é a Afalma, sobre a qual a cidade antiga é construída, assim como o antigo bairro judeu de Lisboa. Iremos ao hotel para preparar-nos para o Shabat.

13º Dia – Shabat / Lisboa

 

Após os serviços de Shabat e o almoço, faremos um passeio a pé pela área perto do hotel.

14º Dia – Lisboa / Estoril / Cascais / Sintra / Lisboa

 

Hoje vamos sair de Lisboa para a encantadora cidade de Sintra, que oferece uma arquitetura fascinante e vários museus interessantes, belos jardins e palácios impressionantes. Sintra em português significa rosa, e de fato esta pequena cidade é toda rosa. Originalmente, foi construído como um palácio de verão para os reis de Portugal. Veremos o palácio único com as enormes chaminés acima da sua cozinha. Continuaremos ao longo da costa até ao ponto mais ocidental da Europa, Cabo da Roca, e continuamos para Cascais, a cidade turística mais prestigiada de Portugal, veremos a “Boca do Inferno”. De lá, continuamos para a cidade turística de Estoril , uma cidade com casino, hotéis e vilas luxuosas habitadas por algumas das pessoas mais ricas do mundo e por alguns reis exilados. No final deste dia cheio de experiências, retornaremos ao nosso hotel em Lisboa.
Veja os pontos de referência de Lisboa, incluindo o Monumento aos Descobrimentos, a ponte suspensa sobre o rio Tejo, a Torre de Belém e o pitoresco bairro de Alfama. Visite o Património Mundial da UNESCO, Mosteiro dos Jerónimos durante a excursão turística com um Guia Local.

15º Dia – Lisboa / Home Gateway

 

No nosso último dia, conheceremos Lisboa, a capital e o coração de Portugal. A cidade, como Roma e outras cidades, abrange sete colinas. O mais famoso deles é a colina de Alfama, sobre a qual está construído o bairro antigo, onde também estava localizado o bairro judeu da cidade. Visitaremos Belém , um bairro construído à beira-mar e onde está enterrado Vasco da Gama. Veremos a Torre de Belém e o monumento em homenagem aos exploradores de Portugal. Subimos às alturas do castelo de São Jorge com vista para a cidade e descemos pelas vielas sinuosas do antigo bairro de Alfama, que também inclui a Juderia (o bairro judeu). A nossa fascinante excursão acabou. No final da tarde, seguimos para o aeroporto de Lisboa e cada um voa para casa.