viagem a Malta
1º Dia – Lisboa / Malta
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo com destino a Malta. Chegada ao aeroporto de Malta, transporte para o hotel, jantar e alojamento.
2º Dia – La Valletta
Pequeno almoço no hotel. Dia inteiro dedicado à visita de Valletta, conhecida como a “Cidade dos Reis”. Passeio pelas pitorescas ruas da cidade até aos jardins de onde se tem uma magnífica vista sobre o “Grand Harbour” e as “três cidades”. Espectáculo multimédia de grande interesse que retrata a história da fé e religião em Malta. Visita da Catedral de São João, com os seus numerosos túmulos em mármores de reis e outros nobres. Visita do Museu de S. João, que contém um conjunto único de artefactos religiosos e a famosa obra de Caravaggio referente a S. João. Almoço. Visita da Igreja das Carmelitas, Igreja de N. Senhora de Damasco e, finalmente, da Igreja de S. Paulo, uma das mais antigas de Valletta, que contém 2 relíquias de S. Paulo. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
3º Dia
MDINA / Rabat / Mosta
Pequeno-almoço no hotel. Saída para o bastião de Mdina. Visita do Mosteiro dos dominicanos, do Museu de São Paulo, com a sua importante colecção de objectos históricos relacionados com a religião em Malta e visita da Catedral de São Paulo, construída em 1702, dedicada a São Pedro e São Paulo. Almoço. Saída para Rabat, cidade onde, segundo a tradição, São Paulo terá vivido durante três meses dentro de uma gruta. Visita da Gruta de S. Paulo, um dos locais visitados pelo Papa João Paulo II, durante a sua visita a Malta, em 1990. Continuação para Mosta, para visita da Igreja da Assunção de Nossa Senhora. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
4º Dia – Mellieha / Ilha de São Paulo
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Mellieha. Visita do Santuário da Natividade de N. Senhora de Mellieha, abençoado por São Paulo. Segundo a tradição, aqui se encontra, gravado numa rocha, um ícone pintado por S. Lucas. Visita do Santuário de São Paulo em Mellieha. Almoço na Baía de S. Paulo. Continuação para a Ilha de São Paulo, cujo acesso se fará através de barco. Visita da ilha onde S. Paulo naufragou, existindo aí uma capela em sua homenagem. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
5º Dia – Ilha de Gozo
Pequeno-almoço no hotel. Saída para a Ilha de Gozo. Transporte de ferry-boat para a ilha. Visita da Basílica de Ta Pinu, o centro de peregrinações mais importante do país. Visita da Cidadela (cidade medieval de Victoria) e dos templos Ggantija, considerados os templos mais antigos do mundo ainda existentes datados de cerca de 3000 anos a.c. Almoço. Visita da Capela de Sta. Ana, Igreja de S. Jorge e Igreja de S. João Batista. Passagem pelo importante monólito de Dwejra (60 metros) e pela “Janela Azul”, impressionante arco natural com cerca de 30 metros de altura. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
6º Dia - Mnajdra / Gruta Azul
Pequeno-almoço no hotel. Saída para Mnajdra, para visita dos seus templos pré-históricos. Visita dos templos Tarxien e de Hagar Qim. Continuação para a Gruta Azul. Passeio de barco dentro da gruta, para admirar as suas maravilhas. Regresso ao hotel. Almoço. Tarde livre para actividades de carácter pessoal. Jantar e alojamento no hotel.
7º Dia – Malta / Lisboa
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a determinar localmente, transporte para o aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque e partida com destino a Lisboa.