Reforma - Viagem Alemanha e Suiça
1º Dia – Berlim
Chegada ao aeroporto de Berlim. De tarde, saída para conhecermos os principais pontos turísticos da capital alemã, como o Portão de Brandenburgo, o prédio do Reichstag e o Ponto Charlie, antigo ponto de cruzamento entre Berlim Oriental e Ocidental. No final do dia, transporte ao hotel para jantar e descanso.
2º Dia – Berlim / Wittenberg / Eisleben / Erfurt
Café da manhã e saída em direção a Wittenberg. Aqui Lutero se tornou professor na universidade, uma das mais antigas da Alemanha. Aqui viveu durante cerca de 30 anos e escreveu as 95 teses contra as indulgências, que enviou para Roma e afixou na porta da igreja do castelo, marcando o início da história do Protestantismo. Visita do maior museu mundial sobre a história da Reforma e a Igreja Schlosskirke, onde se encontra o túmulo de Lutero. De tarde, prosseguimento da viagem com destino a Erfurt, com passagem por Eisleben, onde nasceu o reformador Lutero, em 1517. Em Eisleben encontraremos o monumento a Lutero e a casa onde nasceu e morreu. Também aqui visitaremos a Igreja de São Pedro e Paulo, onde foi baptizado e a Igreja de Santo André, templo da sua última pregação. Chegada ao hotel em Erfurt, alojamento, jantar e descanso.
3º Dia
Edimburgo/ Londres Erfurt / Eisenach / Wartburg / Frankfurt
Café da manhã e breve panorâmica de Erfurt, conhecida como a “Roma de Turingia”, pela sua beleza arquitectónica. Aqui Lutero estudou Direito e ingressou no Mosteiro Agustiniano que visitaremos e onde se encontra uma exposição permanente sobre o reformador. Continuação para Eisenach, onde viveu, muito jovem, Lutero frequentando a escola local. Em Eisenach encontraremos mais um monumento a Lutero na praça Karlplatz. Nas imediações de Eisenach encontramos o Castelo de Wartburg, onde Lutero traduziu para alemão o Novo Testamento. Aqui visitaremos o quarto onde Lutero mudou o curso da história ocidental. Continuação para Frankfurt, jantar e pernoite no hotel.
4º Dia -Frankfurt / Worms / Heidelberg
Café da manhã e saída para Worms, para visita à Catedral de Worms, de onde Lutero foi banido. Também em Worms foi impressa, secretamente, a primeira versão em inglês do Novo Testamento. Prosseguimento para Heidelberg, um dos centros da Reforma Protestante, onde encontraremos uma das universidades mais antigas da Alemanha, que acolheu Lutero em 1518. Visita da cidade. Jantar e pernoite no hotel.
5º Dia – Heidelberg / Baden-Baden / Zurique
Café da manhã e saída em direção a Zurique, na Suíça, com paragem na elegante cidade turística alemã de Baden-Baden. Almoço num restaurante local. Chegada ao final do dia, alojamento no hotel, jantar e descanso.
6º Dia – Zurique
Café da manhã e saída para um city tour por Zurique, a maior cidade da Suíça e importante centro de difusão do Protestantismo. Aqui viveu Ulrico Zwinglio, que pregava na Grossmünster (Antiga Catedral) e que publicou a famosa “Bíblia de Zurique”. Zwinglio foi o líder da Reforma Suíça e o fundador das igrejas reformadas neste país. As suas doutrinas marcaram as principais confissões calvinistas. No final do dia, retorno ao hotel, jantar e descanso.
7º Dia – Zurique / Berna / Lausanne / Genebra
Café da manhã e saída em direção a Genebra, na parte francófona da Suíça, com paragens nas cidades suiças de Berna e Lausanne, cidades de grande importância na chamada “Reforma Helvética”, onde Calvino defendeu as suas teses. Chegada à tarde a Genebra, alojamento no hotel, jantar e descanso.
8º Dia – Genebra
Café da manhã e saída para conhecermos os principais pontos desta cidade tão importante na história da Reforma, principalmente a Catedral de Saint Pierre e o Museu da Reforma. Aqui viveu e morreu João Calvino. No final do dia, retorno ao hotel, jantar e descanso.
9º Dia – Genebra / Brasil
Café da manhã. Tempo livre na elegante cidade de Genebra, para actividades de carácter particular. Em hora a determinar, translado para o aeroporto de Genebra, para tomar o voo de retorno ao Brasil.