Programas Incoming Judaicos
património judaico em Portugal
À descoberta de um património rico em memórias da presença Judaica em Portugal

Alenquer
A comunidade judaica de Alenquer, nasceu na Idade Média. Era composta principalmente por alfaiates, ferreiros, sapateiros e outros artesãos.

tomar
Tomar foi a sede dos Cavaleiros Templários até o século XIV, quando a Ordem foi extinta e o Rei Diniz de Portugal a substituiu pela Ordem de Cristo.

évora
Évora é uma cidade histórica no meio do Alentejo, a maior província de Portugal, classificada pela UNESCO como Património Mundial.

castelo de vide
Castelo de Vide é uma pequena cidade pitoresca de ruas estreitas no Alentejo, espalhada por uma colina. Abrigava uma grande comunidade judaica desde o século XIV.

belmonte
Não sabemos muito sobre o início da comunidade judaica em Belmonte, mas uma pedra da primeira sinagoga de 1297 garante que é uma comunidade antiga.

trancoso
Trancoso teve uma feira medieval muito importante e essa foi uma das principais razões pelas quais a Comunidade Judaica era tão rica e poderosa.

lisboa
Perto do castelo, espalhando-se morro abaixo, fica Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa, onde podemos encontrar a antiga Judiaria (bairro judeu).

torres vedras
A comunidade judaica de Torres Vedras data do século XIII, mas foi no século XV que se tornou uma das mais importantes de Portugal.

porto
O Porto é uma cidade de grande tradição comercial, foi um dos principais centros de atração de comerciantes judeus, principalmente durante a Idade Média.

castelo branco
Temos certeza de que havia um "Judiaria", um bairro judeu, já no final do século XIV. Após a edição da expulsão / conversão dos judeus em 1497

lamego
Desde o século XIV, que pode encontrar um bairro judeu no coração de Lamego. Um século depois, já havia um segundo. Este facto prova a importância da presença judaica.

FREIXO DE ESPADA À CINTA
Esta pequena vila perto da fronteira espanhola está cheia de restos da presença judaica dos tempos medievais.Podemos encontrá-los por toda parte.

PENAMACOR
Devido à sua localização, perto da fronteira espanhola, Penamacor foi, após a expulsão dos judeus de Espanha em 1492.

sabugal
Sabugal está localizado perto da fronteira espanhola, temos certeza da presença de uma comunidade judaica pelo menos desde o século XIII.

viseu
A Comunidade Judaica em Viseu remonta ao início da Nacionalidade Portuguesa, mas foi no final do século XIV que ampliou a Comunidade.

guarda
O antigo bairro judeu ou "Judiaria" da Guarda remonta ao século XII. É uma das mais antigas comunidades judaicas de Portugal.