Portugal judaico 13 noites

1º Dia – Chegada a Lisboa

Reunião após a sua chegada a Lisboa
Pernoite em Lisboa

2º Dia – Lisboa

 

Visita Cidade de Lisboa (Passeio Judaico). Dia Inteiro com Almoço
O passeio começa com uma introdução geral à presença judaica na cidade, seguida de uma agradável caminhada pelo centro da cidade, passando pelo local do Massacre de 1506 perto da Igreja de São Domingos. O passeio seguirá para o Castelo de São Jorge, com a melhor vista panorâmica da cidade e será a partir daqui que começaremos a caminhar por um dos bairros judeus mais bem preservados de Alfama, Portugal.
Após o almoço, continuaremos o passeio com uma visita à única sinagoga de Lisboa (Shaare Tikvá), passando pela Praça do Comércio, a praça onde milhares de judeus foram forçados a serem batizados no século XV. A última parte do dia será em Belém para visitar o Mosteiro dos Jerónimos, obra-prima do estilo manuelino e uma homenagem ao rei que acolheu e protegeu os judeus que fugiram de Espanha e os expulsaram em 1496. Haverá tempo para uma última paragem no Monumento aos Descobrimentos, onde terá a oportunidade de ver os rostos de homens judeus que participaram ativamente da Era de Ouro portuguesa dos Descobrimentos.
Pernoite em Lisboa

3º Dia - Sintra, Cabo da Roca, Excursão de dia inteiro a Cascais com almoço.

Visite Sintra, a cidade mais “romântica” de Portugal, Sintra é um lugar mágico onde o homem e a natureza existem em perfeita harmonia. Descubra cavernas e trilhas secretas no Parque da Pena, admire as maravilhas naturais do Parque Natural de Sintra e as falésias do Cabo da Roca e visite o Palácio da Pena, sentado no alto da Serra de Sintra, com vista para a costa. O almoço será na praia. Depois visitaremos o Cabo Da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental. Desfrute de um passeio panorâmico ao longo da costa atlântica e pare na praia de Cascais. Caminhe pela cidade e baía de Cascais. Voltamos a Lisboa paralelamente ao Oceano Atlântico até chegar ao centro da cidade.
Em Sintra, visitaremos o centro histórico, com o Jewry Alley, ao lado da famosa pastelaria “Piriquita”. O bairro judeu fica na atual Rua das Padarias, (Rua Nova).
Pernoite em Lisboa

Portugal Judaico

4º Dia – Morro da Arrábida, dia inteiro

 

O Parque Natural da Serra da Arrábida, entre o azul profundo do mar e o verde das colinas, vai tirar o fôlego. Situado à beira-mar, o parque oferece algumas das paisagens costeiras mais impressionantes da área de Lisboa. O ponto mais alto fica na Serra do Risco, um penhasco magnífico com 380m de altura. Uma boa maneira de conhecer este lugar primitivo, com pura vegetação mediterrânea, é este passeio privado. Como uma parede verde saindo do Atlântico, as colinas abrigam pequenas enseadas de areia branca, onde, apesar de estar à beira do oceano, o mar está quase livre de ondas. Ao redor deste parque natural, também terá a oportunidade de visitar Sesimbra, Setúbal e Azeitão.
Experimente paisagens deslumbrantes enquanto nos dirigimos pela costa e pela praia ao longo das colinas da Arrábida em direção a Setúbal. Desfrute de um almoço no restaurante típico português. À tarde, partida para as aldeias de Azeitão, onde terá a oportunidade de visitar uma fábrica tradicional de azulejos. O dia será completo com um passeio por uma das vinícolas mais famosas da região, as vinhas e adegas José Maria da Fonseca com degustação de vinhos.
Pernoite em Lisboa

5º Dia – Lisboa / Belmonte

Transferência de Lisboa para Belmonte (Casa Lagar da Alagoa) com paragem em Óbidos, Tomar. Dia inteiro com almoço.
Durante a viagem, terá a oportunidade de parar em Óbidos, uma cidade medieval, Óbidos é uma das mais pitorescas e bem preservadas cidades de Portugal. Após o almoço, paramos em Tomar. É uma cidade mágica repleta de arquitetura bonita e significado histórico. Teremos tempo para visitar a Sinagoga de Tomar. De acordo com a documentação inicial, Tomar tinha um assentamento judeu já no início do século XIV. A sinagoga foi construída originalmente no século XV, entre 1430 e 1460, quando a comunidade judaica local ganhou destaque. Estava situado no coração do que era então a Judearia, ou bairro judeu, na área que agora está localizada entre as ruas atuais da Rua Direita dos Açougues e da Rua dos Moinhos. Mais tarde, chegamos à bonita vila de Belmonte.
Pernoite em Belmonte

6º Dia – Lisboa / Porto

Belmonte, Covilhã e traslado ao Porto, dia inteiro com almoço.
Belmonte é, talvez, a cidade portuguesa com a presença judaica mais forte e destaca-se por ser um caso único, dentro da Península Ibérica, onde a cultura e a tradição hebraica duram desde o início do século XVI até hoje. A comunidade judaica estabeleceu durante a Idade Média e os judeus estavam localizados entre as ruas da Fonte da Rosa e Direita. É possível que a primeira sinagoga da cidade tenha sido fundada em 1297 e depois adaptada ao culto cristão. Depois que o rei Manuel publicou o decreto que expulsou todos os judeus de Portugal, um grupo de criptojudeus permaneceu em Belmonte e sobreviveu até hoje. Ao entrar em Belmonte, suba ao castelo e, a partir do lago, desça a calçada romana e entre no antigo judaísmo. Passeie pelas casas nas ruas Direita e Fonte da Rosa, onde poderá ver gravuras de pedra no limiar das pequenas casas de granito, uma evidência da história desses judeus que foram forçados a viver em segredo.
Vá para a Sinagoga Bet Eliahu, construída sobre um promontório no extremo da cidade, abrindo para o vale. Foi projetado pelo arquiteto Neves Dias e consagrado em 1996. Na Rua Portela, também pode visitar o Museu Judaico de Belmonte, que mostra a História dos Judeus Portugueses, a sua inclusão na sociedade medieval portuguesa, hábitos públicos e privados e a História de perseguição e determinação dos novos cristãos.
Após um almoço tradicional, desfrutamos de um pequeno passeio pela cidade vizinha de Covilhã, uma cidade com um ar de frescura e espaço cujas paredes originais da cidade datam do século XII. No entanto, grande parte da arquitetura remonta à era de ouro da Covilhã, quando era o coração de uma próspera indústria de lã, operada principalmente pela grande comunidade judaica da cidade. De fato, a cidade havia sido a líder na fabricação de tecidos desde os tempos do domínio mouro.
Pernoite no Porto

7º Dia – Porto

Visita Judaica no Porto. Dia inteiro com almoço.
Aprenderá sobre a comunidade judaica não apenas no Porto, mas também sobre a herança judaica em Portugal de Sepharad, os judeus da Idade Média e os tempos terríveis da Inquisição, os novos cristãos da era moderna e o século XX da Renascença judaica. Participe de uma visita guiada à maior sinagoga da Península Ibérica “Mekor Haim”, A Fonte da Vida, fundada pelo capitão Arthur Barros Bastos em 1938, onde começou o “Trabalho de Resgate”. Depois, caminharemos pelas ruas estreitas do Porto, da Catedral da Sé, onde foi construída a primeira sinagoga, até Montes dos Olivais, onde ficava o maior bairro judeu, encontrando vestígios da comunidade judaica. Além disso, você encontrará o centro da cidade da UNESCO ao explorar esta área. Após o almoço, atravesse o rio Douro, testemunhando o cenário de tirar o fôlego da cidade, terminará numa famosa adega de vinho do porto para um passeio e degustação para apreciar não apenas o vinho do porto, mas a sua cultura e influência nesta região.
Antes de irmos para o hotel, fará um breve cruzeiro de 6 pontes no deslumbrante rio Douro.
Pernoite no Porto.

Portugal Judaico

8º Dia – Porto

 

Excursão ao Vale do Douro, dia inteiro com almoço.
O Vale do Douro é definitivamente uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo e um destino sublime para uma pausa romântica. A região é caracterizada pelas vinhas íngremes em socalcos que circundam o amplo e sinuoso rio Douro, e pelas vinícolas de fazenda branca e amarela (chamadas “Quintas”) que pontuam as encostas. Visite propriedades vinícolas particulares às margens do rio Douro. Visita ao Museu do Douro na Régua, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego e a vila de personagens do Pinhão, além de visitar duas vinícolas premiadas para um passeio, degustação e delicioso almoço tradicional português antes de relaxar num cruzeiro no rio para admirar esta bela UNESCO vale.
Pernoite no Porto.

9º Dia – Porto

 

Excursão a Aveiro e Vista Alegre. Dia inteiro com almoço.
Um tratamento especial espera por si ao partir para a cidade de Aveiro, conhecida como a “Veneza de Portugal. Aveiro é cercada por salinas, praias e lagoas e dominada pelo Canal Central que atravessa a cidade. Famosa pelos seus moliceiros, pesca típica barcos com proas alegremente pintadas, Aveiro já foi uma cidade portuária movimentada e próspera há vários séculos. Visitará o museu Arte Nova, localizado no antigo mosteiro de Jesus. Chegada a um restaurante local, onde poderá desfrutar de um almoço com peixe fresco e frutos do mar. Após o almoço, visitará a Oficina do Doce e saboreará os Ovos Moles de Aveiro (especialidade doce típico). Ao sul, visitará o famoso Museu Vista Alegre, que traça a história da porcelana portuguesa tradicional e mais popular da década de 1850. até os dias atuais.
Pernoite no Porto.

10º Dia – Porto / Açores

 

Transferência para o seu voo curto para Ponta Delgada, São Miguel.
Reunião após a sua chegada e traslado ao hotel.
Pernoite em São Miguel.

11º Dia – São Miguel

 

Excursão às Sete Cidades e Lagoa com almoço.
Descubra o melhor que a natureza vulcânica de S.Miguel tem para oferecer com um passeio pela Lagoa do Fogo e Sete Cidades, parando em pontos importantes como o Pico do Carvão e Caldeira Velha. Visite lugares únicos que atestam o património industrial e artístico dos Açores, como a Cerâmica Vieira e uma fábrica de licores tipicamente açorianos. Este passeio leva a explorar a Lagoa do Fogo e as Sete Cidades, classificadas como maravilhas naturais de Portugal. Em Caldeira Velha, terá a oportunidade de dar um mergulho nesta formação natural de água termal quente antes de fazer uma pausa para o almoço num restaurante local. Na segunda metade da visita, pare no Pico do Carvão, uma formação geológica de mais de 800 metros, depois desça até a Lagoa das Sete Cidades, onde poderá apreciar toda a beleza deste famoso lago bicolor, uma das 7 Maravilhas da Portugal.
Pernoite em São Miguel.

Portugal Judaico

12º Dia – São Miguel / Ponta Delgada

 

Visita à Sinagoga Sahar Hassamain em Ponta Delgada.
A recém restaurada Sinagoga Sahar Hassamain do século XIX escapa aos laços judaicos desta bela ilha no meio do Atlântico. Uma história que estava quase perdida, mas recentemente abriu como um pequeno museu. A coleção de documentos de valor inestimável, fotos e artefatos religiosos, a evidência da história judaico açoriana de mais de um século, que havia sido espalhada e abandonada em caixas.
Pernoite em Pinta Delgada.

13º Dia – Ponta Delgada

 

Dia de lazer em Ponta Delgada, explore as tradições e costumes locais em Ponta Delgada, desfrute de um passeio à beira-mar, visite um dos vários museus ou simplesmente desfrute de um almoço tradicional em muitos dos restaurantes com vistas deslumbrantes para o Oceano Atlântico. Descubra o mercado local para lembranças de última hora.
Pernoite em Ponta Delagada.

13º Dia – Ponta Delgada / USA

 

Traslado para o aeroporto de Ponta Delgada para o seu voo de origem.