Passos de são paulo

Datas: 6 ou 13 de Setembro

1º Dia – Lisboa / Istambul

Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo especial com destino a Istambul. Refeição a bordo. Chegada e assistência pelo guia. Transporte em autopullman para a cidade. Instalação no hotel. Jantar e alojamento.

2º Dia – Istambul

Após o pequeno-almoço, partida para a visita clássica de cidade, começando na Praça de Sultanahmet. Visita do Hipódromo Romano (séc III – IV D.C.), com capacidade para cerca de 100 000 pessoas, era o lugar onde decorria um dos maiores acontecimentos desportivos e sociais de Constantinopla – a corrida de carros. A Mesquita de Sultão Ahmet, mais conhecida por Mesquita Azul, única no mundo com seis minaretes, Santa Sofia (Santa Sabedoria), obra-prima da arquitectura Bizantina, considerada pelos historiadores de arte como a Oitava Maravilha do Mundo. Almoço. De tarde, o um passeio de barco pelo Bósforo, canal de 36 km entre o Mar Negro e o Mar de Marmara. Neste passeio poderá admirar a costa Europeia e a Asiática com os seus palácios, jardins, fortalezas, belas casas de madeira. Visita da Igreja de S. Salvador de Chora (Kariye), actualmente museu, onde frescos e coloridos mosaicos bizantinos “vivem” em harmonia com caligrafia islâmica. Por último visita do Grande Bazar, com a sua atmosfera oriental e as suas labirínticas ruas. Regresso ao hotel pelo fim da tarde. Jantar no hotel.

3º Dia

Istambul / Adana / Antioquia

Após o pequeno almoço, transfer para o aeroporto, assistência nas formalidades de embarque e partida com destino a Adana. Transporte em autocarro para Antioquia – primeiro centro de difusão do cristianismo e ponto de partida das viagens Missionárias. Entrada pelas chamadas “Portas da Síria”, Fonte de Castaglia e Igreja da Gruta de S. Pedro – onde pela primeira vez se chamou Cristãos aos seguidores da Boa Nova. Almoço durante as visitas. Visita do Museu Arqueológico de Antioquia. Jantar e alojamento no hotel.

Praça de Sultanahmet

4º Dia – Antioquia / Tarsus / Capadócia

Após o pequeno almoço, partida para Tarso – cidade natal de S. Paulo. Visita à Casa e o Poço de S. Paulo. Partida para a Capadócia, visitando a Igreja de Eski Gumus durante a viagem. Chegada à Capadócia e visita da Fortaleza de Uçhisar. Almoço em hora a determinar. Chegada ao hotel na Capadócia. Jantar e alojamento.

5º Dia – Capadócia

Pequeno almoço. Dia inteiramente dedicado à descoberta desta região maravilhosa e única no mundo: a Capadócia deve a sua criação às erupções dos Vulcões da Argeia / Erciyes, de Hasan Dag e de Melendiz, hoje extintos. A lava e as cinzas expelidas pelos vulcões constituíram um “tufo” muito mole que a chuva e o vento escavaram e esculpiram, formando assim, paisagens lunares que tanto caracterizam esta região. Esta maravilha da natureza foi enriquecida com a chegada dos primeiros cristãos que escolheram esta região para se refugiarem às perseguições dos romanos. Escavando o tufo foram construídas igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas. Visita do Vale de Göreme com as suas igrejas rupestres decoradas de frescos e pinturas bíblicas do séc. X e XI, travessia do Vale de Avcilar e visita do Vale Develi. Almoço no hotel. De tarde, visita de uma cidade subterrânea. Estas cidades construídas por questões de segurança, sobretudo como protecção das investidas dos Árabes entre os séculos VII e XII, podiam abrigar centenas de pessoas. As suas galerias eram compostas de quartos, cozinhas, lagares e a sua protecção assegurada por interessantes sistemas de defesa. Visita do Vale Vermelho. Possibilidade de visita de centros de artesanato. Jantar e alojamento.

6º Dia

Capadócia / Agzikarahan / Konya / Pamukkale

Após o pequeno almoço, viagem para Konya, antiga capital do Império Seljúcida, centro religioso e cultural importante do séc. XIII. No percurso, paragem para visita do Caravanserail de Agzikarahan do tempo Seljúcida. Chegada a Konya, visita do Museu de Mevlana, antigo convento dos Derviches Dançantes fundado por Mevlana, famoso místico islâmico. Almoço. Continuação da viagem para Hierapólis e Pamukkale passando por Çay e Dinar. Hierapólis, cidade helenística-romana famosa na antiguidade pelos seus banhos termais, era frequentada por milhares de doentes em procura da cura para os seus males. Muitos deles por ali ficaram e morreram, dando origem à famosa Necrópole, caracterizada pela riqueza e diversidade dos seus túmulos, sepulcros e sarcófagos. Tempo livre no “Castelo do Algodão”, único no mundo com as suas piscinas termais de origem calcária e cascatas petrificadas. Consiste num planalto de travertino formado pelas precipitações calcárias duma fonte que nasce na encosta. A água sobrecarregada de sais calcários descendo em degraus forma bacias com bordas caneladas duma brancura lilial. Jantar e alojamento.

Viagem Mevlana

7º Dia – Pamukkale / Éfeso/ Izmir

Depois do pequeno almoço, viagem para Éfeso e visita das ruínas da cidade antiga dedicada à Deusa Artemisa, constituindo o maior lugar arqueológico pela sua extensão. Para a religião cristã, Éfeso foi a cidade onde S. Paulo veio pregar muitas vezes, S. João escreveu o seu Evangelho e foi construída a primeira das 7 Igrejas do Apocalipse. Destaque para as ruínas do Odeon, o Templo de Adriano, a Ágora, o Teatro, a Via Sacra, a Casa do Amor, a Casa de Banho Pública, a Biblioteca de Celso…Almoço. Visita da Casa da Virgem Maria, onde viveu os últimos anos da sua vida. Situada no alto de uma montanha, dominando o Mar Egeu ,no meio de uma floresta, a casa foi transformada em capela onde numerosos cristãos vão em peregrinação e onde muitos muçulmanos aí acorrem com grande respeito. Continuação para Izmir, a terceira grande metrópole da Turquia. Instalação no hotel. Jantar e alojamento.

8º Dia – Izmir / Lisboa

Após o pequeno almoço, transporte para o aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo especial com destino a Lisboa.